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Você Sabia que existem 5 coisas que te fazem adormecer em 2 minutos? Chega de Insonia !!!

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Existem noites em que é difícil pegar no sono, você se debate na cama de um lado pro outro se perguntando por que não consegue dormir, e isso só aumenta a insônia. As recomendações de sempre são leia um livro, apague as luzes e desligue tudo, porém o que fazer quando isso não resolve seu problema?

É possível ter em mente algumas táticas não muito conhecidas que os estudiosos descobriram, usando apenas de seu próprio corpo e sua própria mente.

Vou te passar algumas dessas dicas que te ajudarão a pregar os olhos e ter uma boa noite de sono. Porém isso não pode vir a substituir um conselho médico, em casos mais graves você deve consultar um especialista.

5 coisas que te fazem adormecer em 2 minutos !!!

1 – Respire com sua mente.

O Ritmo de sua respiração tem um papel importante em seu sistema nervoso, como a regulação dos batimentos cardíacos, tensão muscular, disposição, excitação e relaxamento. Uma respiração rápida e desregulada pode causar ansiedade, ao contrario de uma respiração lenta e controlada que te ajuda a relaxar.

Uma ótima técnica é o método 4-7-8 criado pelo Dr. Andrew Weil:

Posicione a ponta da língua contra a crista atrás dos dentes superiores durante as etapas da respiração (inspira e expira).
Libere o ar do pulmão somente pela boca.
4: Com a Boca fechada, inspire pelo nariz e durante quatro segundos (conte na mente).
7: Durante 7 segundos prenda a respiração.
8: De forma lenta, expire pela boca durante 8 segundos, assobiando de forma suave. Expire lentamente pela boca, contando até oito, fazendo o som de “assobio” (franzir os lábios faz parecer estranho).
Dr. Weil recomenda praticar a técnica sentando-se com as costas retas antes de tentar deitar e repetir o ciclo quatro vezes para começar até que você se acostume.

2- Aprenda com os homens das cavernas

Na hora do sono use seu quarto como uma caverna antiga para adormecer.

Antes da civilização como a conhecemos, no período que prescindia qualquer tecnologia moderna, as noites em sua maioria eram escuras e frias, e adivinha só, existem estudos que apontam as baixas temperaturas e a escuridão como condições que facilitam o sono. De acordo com a Dra. Jade Wu, pesquisadora circadiana e do sono da Universidade de Duke, as iluminações não naturais (smartphones, Tv, Lâmpadas etc…) confundem nosso relógio biológico e podem te impedir de dormir.

“Configurar seu quarto como uma caverna pré-histórica livre de luzes artificias e de barulhos ensinam sua mente a entender que sua “caverna” é um local apenas para dormir, e não para se distrais com redes sociais, programas de tv, o jogo de amanhã, os boletos atrasados entre mil e uma coisas que possam vir em sua mente.

Baixe o nível das luzes pelo menos meia hora antes de dormir pra que seu organismo já estará se adaptando ao momento do descanso, instale um filtro de luz azul em seus smartphones para diminuir o impacto que isso pode causar ao seu sono.

3 – Tome um banho quente.

Até aqui já sabemos que temperaturas frias nos deixam prontos para o sono, pois nada parece tão aconchegante quanto se embrulhar num edredom em um quarto com um ar condicionado na temperatura mais baixa. Por que isso funciona? Bem, à medida que nossos ritmos circadianos se aproximam da fase de sono, nossa temperatura corporal cai um pouco naturalmente e fica mais baixa até algumas horas antes de você acordar normalmente.

Uma ótima forma de amplificar a queda de temperatura do seu corpo é tomar um banho quente pelo menos meia hora antes de ir pra cama, fazendo com que seu corpo relaxe, aumentando a velocidade com que se pega no sono.

4 – Use a tecnologia a seu favor.


Apesar das luzes artificiais, e da grande quantidade de informações vindas por meio de dispositivos eletrônicos roubarem uma boa noite de sono, os avanços da tecnologia podem sim trazer benefícios para o sono. Camas inteligentes e ajustáveis vão te ajudar a encontrar com rapidez aquela posição perfeita pra dormir.

Luzes com níveis ajustáveis também contribuem nessa luta contra a insônia.

5 – Drible se cérebro.


As vezes quando queremos realizar alguma atividade, um instinto de criança surge em nosso cérebro e fazemos exatamente o contrário, isso se chama intensão paradoxal. Você sabia que pode utilizar essa característica de sua mente a favor do seu sono?

Na Escócia os estudiosos chegaram a conclusão de que a intenção paradoxal (parar de tentar dormir enquanto estiver deitado) resultou em uma maior facilidade de pegar no sono quando comparado com quem se deita pensando em dormir. Assim como um outro estudo mostrou que pensar de mais em dormir quando esta na cama acaba atrapalhando você de adormecer.

Então da próximo vez que for se deitar, não fique se torturando pensando em adormecer, leve sua mente pra outro lugar, escute uma musica em um volume baixo, realize alguma atividade que indique que você que está acordado, porém com a sua “caverna armada” .

Então, Gostou dessas dicas? Compartilhe com o máximo de pessoas possíveis, você pode ter alguém próximo que tenha dificuldades de dormir, e este artigo pode ser muito útil!

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Linda Barbara

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