Inicio CURIOSIDADES A verdade sobre o TITANIC que vc não sabia !

A verdade sobre o TITANIC que vc não sabia !

Author

Date

Category

Em 10 de abril de 1912, quando o maior transatlântico em serviço na época, o RMS Titanic, iniciou sua viagem inaugural de Southampton, foi um novo começo na história. Com pelo menos 2.224 pessoas a bordo, incluindo várias personalidades proeminentes, o navio de luxo apelidado de ‘Especial do Milionário’ estava a caminho de Nova York naquele dia.

Projetado para ser o epítome de estilo e segurança, o navio apresentava muitos recursos avançados de luxo e segurança. Além disso, o ‘inafundável’ RMS Titanic era comandado por um capitão sênior, Capitão Edward Smith, de 62 anos, mais uma vez garantindo a segurança do navio e de seus passageiros.

Porém, o destino deste espetacular navio já estava traçado. No dia 14 de abril, o mundo testemunhou o que poderia facilmente ser considerado o desastre marítimo civil mais mortal – o naufrágio do grande navio Titanic. Naquela noite fatídica, por volta das 23h40, o Titanic atingiu um iceberg na costa de Newfoundland e começou a afundar.

Ao longo das horas seguintes, as pessoas testemunharam a maior catástrofe que atingiu o mundo e, às 2h20 da manhã do dia 15, o maior navio que o mundo viu pousou no fundo do Atlântico Norte.

O mar, o naufrágio do navio e o frio foram o suficiente para tirar a vida de 1.517 passageiros e tripulantes a bordo. Apenas 706 deles sobreviveram à provação para contar a terrível e triste história para o mundo.

Por que o ‘inafundável’ Titanic afundou?
Quando a notícia do desastre do Titanic chegou à terra, houve choque e indignação contra várias questões que possivelmente levaram ao acidente. Muitas lendas e teorias da conspiração surgiram quase imediatamente após o acidente sobre aqueles que morreram e sobreviveram, e também sobre as razões por trás do naufrágio do navio.

Como o Titanic afundou apesar de ter o melhor desenho técnico disponível na época parecia um mistério por muito tempo? Esta foi a pergunta que confundiu muitos cientistas e engenheiros por dias após o desastre.

Imediatamente após o naufrágio, foram iniciadas as investigações sobre o assunto e, de fato, duas investigações distintas foram abertas – uma pelo Senado dos Estados Unidos e outra pela British Board of Trade.

O inquérito dos EUA foi encabeçado pelo senador William Alden Smith e o britânico por Lord Mersey. Os passageiros sobreviventes e a própria tripulação que conseguiu escapar das garras da morte deram suas versões da tragédia e as investigações foram concluídas rapidamente, embora o interrogatório inicial e a coleta de detalhes tenham demorado mais do que alguns meses.

Os resultados das investigações revelaram que muitas das medidas de segurança e regulamentos do transporte marítimo internacional estavam desatualizados e exigiam uma segunda análise. O navio em si foi considerado insuficiente em alguns dos padrões.

Principais causas da tragédia do Titanic


Dispensa de avisos de iceberg:

Devido às condições meteorológicas no Atlântico Norte naquela época, a ameaça de iceberg era alta na região de travessia do Titanic. Relatórios revelam que o Titanic recebeu pelo menos seis mensagens de outras embarcações na área alertando sobre a deriva de gelo. As investigações públicas descobriram que o capitão do Titanic falhou em oferecer a devida atenção aos avisos do iceberg. Quase uma hora antes da colisão, o operador de rádio do Titanic descartou um alerta de iceberg importante de um navio próximo, Califórnia, por considerar que é uma mensagem não urgente porque o aviso não começou com o prefixo ‘MSG’ (Master’s Service Gram), e não o passou para o capitão.

Alta velocidade do navio:
A alta velocidade do navio em águas onde a presença de gelo havia sido relatada foi criticada por muitos, incluindo sobreviventes e investigadores, após o acidente. Relatórios revelaram que o Titanic, minutos antes da colisão, estava viajando a uma velocidade de 22 nós pelas águas do Atlântico Norte.

Problemas com os materiais usados ​​para a construção naval:
Embora o navio tenha sido construída com o melhor do avanço tecnológico disponível, também havia algumas brechas. A chapa de aço usada para fazer o corpo era composta por um certo tipo de aço que se tornava extremamente frágil com o frio e rachava facilmente ao menor contato, no seu caso – icebergs e esta é exatamente a resposta de como o a pia do Titanic.

Menor número de botes salva – vidas :
Os inquéritos públicos iniciais concluíram que uma série de botes salva-vidas no exterior do Titanic não eram suficientes para atender aos requisitos durante os acidentes. Segundo relatos, havia menos quantidade de botes salva-vidas que só podiam acomodar 1.200 pessoas quando o navio tinha mais de 2.000 passageiros e tripulantes no exterior. Além disso, os investigadores descobriram que os botes salva-vidas foram usados ​​de forma inadequada – não preenchidos e tripulados adequadamente – depois que o navio colidiu com um iceberg.

Uma curva errada para evitar o iceberg ?

Uma afirmação feita por Louise Patten, a neta do oficial de navio mais graduado a sobreviver, em 2010 afirmou que a confusão causada e o caminho errado podem ter piorado o desastre. De acordo com Patten, a decisão de virar o navio ‘fortemente a estibordo’ foi passada ao longo da linha depois de avistar o iceberg. Mas os timoneiros interpretaram mal como ‘faça o navio virar à direita’, movendo o navio diretamente em direção ao gelo.

Os vigias não tinham binóculos :

Impossível pensar com um navio como o Titanic? Mas era verdade. Por causa de uma confusão antes de iniciar a viagem de Southampton, os vigias do navio não tinham binóculos. Os binóculos foram trancados já que a chave do estoque de binóculos estava com o segundo oficial David Blair, que foi transferido para fora do navio antes de partir. Embora tenha argumentado que os binóculos podem ter ajudado os vigias a localizar o iceberg a tempo, alguns argumentaram que os binóculos não teriam sido eficazes durante a noite.

Da mesma forma, embora tenha sido mencionado em quase todos os jornais da época, e mais tarde também, que o Titanic era considerado inafundável, isso não foi dito por nenhum dos proprietários ou fabricantes na época de seu lançamento. Ele foi escolhido pela imprensa no dia 16 de abril quando o vice-presidente da White Star Line, proprietários do Titanic, Phillip AS Franklin, reagiu dizendo que achava o navio inafundável e ficou muito chocado com a forma como o Titanic afundou.

A tragédia do Titanic continua sendo um dos aspectos mais intrigantes da história do mundo. Mesmo um século depois, a tragédia do Titanic foi estudada em detalhes, tornando-se um assunto para artistas, cineastas e escritores. Ao mesmo tempo, desde o acidente, uma série de teorias de conspiração selvagens também circulou descrevendo a causa deste desastre marítimo.

Você está ciente de alguma dessas teorias e acredita que sejam verdadeiras? Diga-nos por que você acha que essa seria a razão por trás do desastre do Titanic.

Isenção de responsabilidade:

as opiniões dos autores expressas neste artigo não refletem necessariamente as opiniões da Marine Insight. Os dados e gráficos, se usados, no artigo foram obtidos a partir das informações disponíveis e não foram autenticados por nenhuma autoridade estatutária. O autor e o Marine Insight não afirmam que seja preciso, nem aceitam qualquer responsabilidade pelo mesmo. Os pontos de vista constituem apenas as opiniões e não constituem qualquer orientação ou recomendação sobre qualquer curso de ação a ser seguido pelo leitor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Linda Barbara

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum imperdiet massa at dignissim gravida. Vivamus vestibulum odio eget eros accumsan, ut dignissim sapien gravida. Vivamus eu sem vitae dui.

Recent posts

Por que não tem Paraquedas disponíveis nos aviões de passageiros?

Não importa o quão segura seja a viagem aérea, para muitos aviadores nervosos , cada solavanco , solavanco ou "ding" ainda significa...

17 Coisas que vc ver todo dia e não sabe para que serve

Objetos pequenos, detalhes discretos, que passam despercebidos, e nem mesmo sabemos para que servem, e quando nos perguntamos a utilidade daquilo, não...

20 fatos sobre o corpo humano que vão te deixar de queixo caído.

As maquinas hoje em dia movem o mundo, mas há muito tempo já existe uma máquina mais avançada que todas as outras...

20 coisas que só existem no Japão

De máquinas de venda automática malucas a robôs amigáveis ​​e banheiros além de seus sonhos, o Japão realmente tem de tudo. As...

70 truques psicológicos que funcionam e te tornaram uma pessoa perspicaz

Quer você seja tímido e desconfortável em situações sociais ou o extrovertido mais experiente, todos podem usar algumas dicas para aumentar sua...

Recent comments